sábado, 4 de abril de 2009

[shutter island: livro, pôster e meme literário]

Bem, vou aproveitar esse post para "matar três coelhos com uma cajadada só". É que terminei há alguns dias de ler o livro Shutter Island, de Dennis Lehane (cujo título em português é Paciente 67), no qual se baseia o próximo filme de Martin Scorsese. Adaptações de Lehane para o cinema vem resultando em filmes extraordinários (Sobre Meninos e Lobos e Medo da Verdade), no entanto, confesso que me decepcionei um pouco com essa sua obra. Conta uma história interessante, envolvente, e com personagens ricos dramaticamente. No entanto, me parece que apela demais para clichês, tanto do gênero policial, quanto dos thrillers, e a reviravolta final da trama lembra bastante inúmeros suspenses já produzidos por Hollywood. Sendo assim, dei uma desanimada com a versão fílmica de tal livro. No entanto, me lembrei que será Martin Scorsese que a dirigirá. E me parece que os psicologismos de Lehane cairão como uma luva para o cinema de Scorsese, e o resultado pode (ou melhor, deve) ser um grande filme. Ainda mais com o elenco excepcional que o cineasta reuniu, com Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo interpretando personagens que, se explorados da maneira correta, podem gerar figuras fascinantes. Para completar minhas esperanças com relação a Shutter Island, o filme, foi divulgado seu primeiro, e brilhante, cartaz. As expectativas voltam a ser, enfim, gigantescas.


Por fim, aproveito para responder ao Meme literário, que me foi enviado pelo blogueiro Weiner, do blog A Grande Arte. Qual o livro escolhido? Shutter Island (ou Paciente 67). As regras do Meme são as seguintes:

1) Agarrar o livro mais próximo;
2) Abrir na página 161;
3) Procurar a quinta frase completa;
4) Colocar a frase no blog;
5) Repassar para cinco pessoas.


Tal é a frase: "Ela alisou a barra da bata sob as coxas e olhou para Teddy e Chuck com o ar esperançoso de uma criança".

Aproveito, então, para repassar o Meme aos seguintes amigos blogueiros:

Bruno (Cine no pretensions)

Gustavo (Fina Ironia)

Diego (Cinemania)

Paulo (Baú de Filmes)

Shaun Red (The Zombies who say Nit!)

4 comentários:

Anônimo disse...

Preciso responder esse Meme ainda... quanto ao filme, estou curioso para ver o Scorsese numa fita um tanto diferente de seus últimos trabalhos.

Bruno disse...

Poxa, vi que você não gostou muito do livro, por usar muitos clichês e ter um final comum, mas tenho esperança que na mão de Scorsese essa história possa render uma bela adaptação cinematográfica. Tudo o que o Scorsese toca costuma ter um resultado agradável. Ah, postarei em breve esse Meme literário lá no blog. Abraço!

Diego Rodrigues disse...

É bom mesmo? Quero ler muito esse livro. Sério mesmo. Mas Scorsese dirigindo, clichês vão desaparecer. Bá, ele é muito foda.

Enfim, respondi o meme e peguei um filme, curiosamente, também teve uma adaptação para o Cinema. Só que mais antigo :D

- cleber . disse...

Não gostei nenhum pouco deste poster, ainda estou pra ler o livro!


Abraço!