sexta-feira, 12 de junho de 2009

[trailer: shutter island]

Finalmente saiu o trailer do novo filme de Martin Scorsese, Shutter Island, que se chamará no Brasil, como ocorrera com o livro no qual se inspira, Paciente 67. Como havia dito em um post anterior, li o livro de Dennis Lehane, e não consegui gostar tanto quanto imaginei que gostaria. No entanto, minha crença no cinema de Scorsese é grande demais para desanimar de um filme seu simplesmente pelo fato de o material original não ser tão bom.




Pois bem. Visto o trailer, a impressão que fica é que o diretor faz bom uso de todos os psicologismos da história de Lehane para realizar um estudo de personagem, como já imaginava.

E o resultado parece ser um filme tenso, sufocante, com alguns momentos sinistros. Fiquei com a impressão de que Scorsese se aproveita muito bem da relação traumática entre os personagens de DiCaprio e Michelle Williams, para criar cenas que aparentam ser comoventes, talvez o ápice do filme.

Mas, ainda assim, fica a impressão de que o que virá será uma obra menor na filmografia de Scorsese. O trailer apela claramente para o suspense puro e simples (onde o cineasta não tem lá muita experiência), inclusive para alguns clichês do gênero. Nesse sentido, pelas cenas mostradas, Scorsese parece se sair razoavelmente bem, criando momentos de bastante tensão, como já disse - o problema é que as palavras razoavelmente e Scorsese na mesma frase não combinam muito. E no elenco, ao menos nesse primeiro olhar, ninguém parece realmente se destacar. Mas, vale lembrar, Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo têm ótimos personagens em suas mãos, e é bem possível (e provável), que o resultado final seja melhor do que o que se viu até agora. Até porque DiCaprio vem rendendo cada vez mais nas mãos de Scorsese. Dos coadjuvantes, quase todos têm pouco tempo em cena (ao menos no livro), e aquele que aparece um pouco mais, não é um personagem verdadeiramente grande, e será interpretado por um Ben Kingsley que, aparentemente, está no "piloto automático".
Enfim, pareço bastante pessimista, mas a verdade é que ainda estou ansioso com o filme. E ainda acho que meu diretor favorito pode me surpreender positivamente, e me fazer "queimar a língua". Agora é aguardar até o dia 09 de outubro, quando Paciente 67 chega aos cinemas brasileiros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já eu acredito que "Shutter Island" será um dos melhores filmes do ano e fiquei ainda mais ansioso após a divulgação do trailer.

Wallace Andrioli Guedes disse...

Torço por isso, Vinícius...

Anônimo disse...

To louco pra ver este filme. O trailer me deixou meio psicologicamente abalado. PRECISO VER!