domingo, 4 de outubro de 2009

[festival do rio 2009: boletim 4]

ABC Colômbia
ABC Colombia, 2007
Enrica Colussu


Esse aqui é um documentário bem tradicional, e que, por isso mesmo, termina por ser uma experiência muito pouco marcante. Acabei assistindo-o como uma espécie de "prêmio de consolação" por ter perdido a sessão do filme que desejava ver (Vincere, de Marco Bellochio), e acho que isso acabou por empurrar-me na direção de um olhar negativo sobre ele. Ou não. Porque, de qualquer forma, ABC Colômbia é um olhar europeu sobre uma questão que aflige a sociedade colombiana, especialmente a juventude rural, que, no entanto, foge de qualquer possibilidade de inventividade narrativa - não há um tom de urgência nas cenas mostradas, o que me parece fundamental numa história dessas, há apenas aquelas pessoas, contando suas experiências para a câmera. Pessoas com as quais a diretora busca estabelecer uma relação ao mesmo tempo de compreensão por suas escolhas de vida e de distanciamento, numa incômoda dubiedade (linha essa que acaba se revelando mesmo perigosa já próximo ao final do filme, quando ela pergunta a um de seus protagonistas se ele a mataria, caso tornasse-se um paramilitar e recebesse ordens para isso). Por ser uma história forte, polêmica e de difícil resolução, ABC Colômbia tem momentos que funcionam muito bem - especialmente os dois comentários finais da dupla de protagonistas. No entanto, o mérito é puramente conteudístico (e, mesmo nesse sentido, talvez fosse de ajuda ao êxito da obra uma breve contextualização da história recente da Colômbia, que tornasse possível a compreensão total de algumas das referências feitas pelos entrevistados); como cinema, o trabalho de Enrica Colussu tem muito pouco a acrescentar.


Natimorto
Natimorto, 2009
Paulo Machline


Continua de alta qualidade a parceria entre a literatura de Lourenço Mutarelli e o cinema. Se O Cheiro do Ralo havia sido um filme não menos que brilhante, esse Natimorto, apesar de não chegar a tanto, tem lá seus méritos. É macabro, morbidamente engraçado e triste como o filme com Selton Mello, na verdade até em um nível maior. Seu maior problema, entretanto, é a irregularidade, em diversos aspectos. A começar por sua dupla de protagonistas: se Simone Spoladore está muito bem em suas cenas iniciais e em alguns flashbacks, na maior parte do tempo ela parece "fora do tom", exagerando na composição de sua personagem, tornando-a pouco crível (soa estranha, por exemplo, a facilidade com que ela tolera e convive com a bizarrice de seu par, e suas mudanças repentinas de humor com este também são mal retratadas pela atriz), Mutarelli surpreende como ator, fazendo justamente o caminho inverso de sua companheira de cena, ao demonstrar certo incômodo nas primeiras cenas, mas crescendo absurdamente com o desenrolar da narrativa, fazendo de seu Agente o principal acerto de Natimorto. Não deixa de ser curioso, aliás, ver um escritor interpretando um personagem por ele criado, e a paixão depositada por Mutarelli em sua composição acaba tornando sua presença fundamental, provavelmente muito mais do que seria caso um ator profissional ocupasse o papel. A teatralidade excessiva do filme também incomoda em alguns momentos. A história de Mutarelli parece-me muito propícia para isso mesmo, por contar com apenas dois personagens em um ambiente fechado, mas em outros momentos Natimorto é extremamente "cinematográfico". Ou seja, é outra vez o problema da irregularidade. Esse desequilíbrio do filme incomoda, mas o resultado final acaba pendendo para o lado positivo pelo ótimo epílogo que Natimorto possui.

P.S.: Junto a Natimorto foi exibido o curta Predileção, de Marcio Garcia. Apesar do elenco cheio de nomes conhecidos, o filme é uma bobagem, uma cópia barata e pretensiosa de filmes de ação norte-americanos, que ainda é finalizado com uma reviravolta bobinha, bobinha (e esperada). 1 estrela para ele.

Nenhum comentário: