segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

[alguns comentários sobre o oscar 2011: surgiu um novo favorito?]




"A Rede Social, o excelente filme de David Fincher sobre os criadores do Facebook, só não sai do Kodak Theater com as estatuetas de filme e direção se um imenso desastre acontecer, mesmo tendo sido indicado a "apenas" 8 Oscars. (...) A Rede Social ganhou quase todos os prêmios das associações de críticos e levou também o Globo de Ouro em 4 categorias (Filme - Drama, Direção, Roteiro e Trilha Sonora). E deverá também sagrar-se vencedor nas premiações dos sindicatos, os verdadeiros termômetros para o Oscar." 
Essas são palavras minhas, em texto publicado no blog na última terça-feira, após o anúncio dos indicados ao Oscar 2011. Pois, em poucos dias, tudo parece ter mudado. O favoritismo absoluto do filme de David Fincher (que cada vez cresce mais na minha memória como uma das obras mais importantes dos últimos anos), aparentemente inabalável, sofreu 3 duros golpes na última semana. Os tais prêmios dos sindicatos, que anunciei como praticamente certos para A Rede Social, foram parar nas mãos de seu maior concorrente, O Discurso do Rei, de Tom Hooper. O PGA (Associação de Produtores), o DGA (associação de diretores) e SAG (sindicato dos atores) consagraram o filme britânico ao longo da semana, e deram nova cara à corrida pelo Oscar esse ano - na verdade, o Producers Guild of America havia anunciado seus vencedores no domingo (23/01), dois dias antes dos indicados da Academia serem revelados. Como afirmei no post do dia 25, os prêmios dos sindicatos são os verdadeiros "termômetros" do Oscar - já que, basicamente, possuem os mesmos votantes. 
Agora, há uma séria possibilidade de a Academia premiar o filme de Hooper com as estatuetas de filme e direção (além das já garantidas: ator e roteiro original, e talvez mais algumas técnicas), e romper com um movimento que até então parecia irresistível: a consagração daquele que é mesmo o "filme do ano", o simples mas poderoso retrato de uma geração construído por David Fincher. Por um lado, isso é ruim, obviamente, já que A Rede Social é merecedor de todos os prêmios que vem recebendo, e coroar-lhe com o Oscar confirmaria o momento mais "antenado" vivido pela Academia, que vem premiando nos últimos anos filmes mais contemporâneos, que discutem questões (grandes ou pequenas, políticas e/ou humanas) de nosso tempo (Guerra ao Terror, Quem Quer Ser um Milionário?, Onde os Fracos Não Têm Vez, Os Infiltrados, Crash, Menina de Ouro... como afirmou o colega blogueiro Chico Fíreman, o estereótipo "filme de Oscar" vem passando por uma mutação). Por outro lado, para quem sempre reclama da previsibilidade das cerimônias do Oscar, a edição de 2011 ganhou um novo ingrediente: haverá, como no ano passado (Guerra ao Terror vs. Avatar), um duelo aberto entre dois filmes, dois possíveis vencedores, e o suspense estará garantido até o fim da noite de 27 de fevereiro. Organizem suas torcidas. 

4 comentários:

Jota disse...

Mesmo com esse caso inesperado, acredito que 'A rede social' leve no mínimo duas estatuetas: melhor filme e melhor roteiro adaptado.

gostei daqui :D

Wallace Andrioli Guedes disse...

Que bom que gostou do blog, Jota.
Então, torço para que esteja certo, e A REDE SOCIAL ganhe melhor filme. Roteiro adaptado é prêmio certo mesmo, até porque O DISCURSO DO REI concorre como original (e deve ganhar). Agora, acho mais provável o Fincher ganhar melhor diretor mas O DISCURSO DO REI levar melhor filme do que o contrário.

Rômulo Mendes disse...

Cara, saí clicando por ai e acabei aqui !!! hehehe

Gostei do seu blog ... add nos meus favoritos ...

Sobre o post, acredito que a rede social ganhe, porque acho que os caras querem atingir o publico jovem, mas vou ser sincero gostaria que o discurso do rei ganhasse !!1

Wallace Andrioli Guedes disse...

Que bom que gostou do blog, Rômulo.
Então, minha sensação é a oposta: desconfio que O DISCURSO DO REI vencerá, mas torço muito por A REDE SOCIAL, apesar de também gostar do filme do Tom Hooper.