terça-feira, 17 de abril de 2012


[shame]

Shame 
Shame, 2011
Steve McQueen


Shame está longe de ser a história de Michael Fassbender levando um punhado de nova-iorquinas para a cama. Por mais que ele, de fato, faça isso, na verdade o diretor Steve McQueen não tem nenhum interesse em imprimir sensualidade à sua narrativa: tem-se aqui um filme muito, muito triste, sobre um homem esmagado por sua solidão - interpretado por um ator magnífico. Nesse sentido, as cenas de sexo filmadas por McQueen me parecem um termômetro perfeito para definir Shame: todas elas nos mostram um personagem agindo de forma mecânica, simplesmente um viciado na plena satisfação de seu vício. A exceção está naquela que envolve o protagonista e uma colega de trabalho por quem este ousa se interessar efetivamente - e a forma como essa sequência termina fala muito sobre o que é o personagem de Fassbender.
No entanto, curiosamente, o momento mais marcante do filme tem pouco (ou nada) a ver com a condição de sex addicted de seu protagonista: em um bar, Carey Mulligan canta "New York, New York" numa melodia carregada de melancolia, enquanto Fassbender, constrangido, tenta conter toda a tristeza que sente, até deixar escapar uma furtiva lágrima. Ali, Shame se mostra, para além de toda a trajetória de dor de um homem viciado em sexo, como uma simples história sobre duas pessoas engolidas pela vida de forma impiedosa. É de cortar o coração.

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Isso mesmo, é um filme tristíssimo. Na mesma dose que revela uma compulsão doentia, é também muito humano com seus personagens. A exata cena inicial do filme já revela a desolação do protagonista. É como uma prisão da qual ele é refém. E por mais que ele seja figura central aqui, gosto muito da personagem da Mulligan, extremamente desastabilizada emocionalmente. Duas atuações monstro. Revi o filme esses dias e já é meu mais novo melhor filme do ano.

Wallace Andrioli Guedes disse...

É o meu filme do ano também, Rafael, empatado com DRIVE (e ambos seguidos de muito perto por O ARTISTA).