quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Oscar 2014: apostas finais


A Academia terá, no próximo domingo, uma ótima oportunidade de fazer história. Premiar Gravidade como melhor filme seria reconhecer um gênero de imensa importância para a história do cinema, mas que é geralmente relegado às categorias técnicas no Oscar. Seria coroar o trabalho magnífico de um cineasta mexicano, o que não deixa de ser uma saborosa ironia em se tratando da maior premiação do cinema norte-americano. Seria abraçar de vez a inovação tecnológica do 3D como instrumento que contribui para a evolução da linguagem cinematográfica.

Mas como resistir à força descomunal de 12 Anos de Escravidão, principal concorrente de Gravidade ao maior prêmio da noite? Como ignorar a importância desse filme, primeira produção verdadeiramente séria e densa sobre o espinhoso tema da escravidão nos Estados Unidos? Como fechar os olhos para o fato de que o domínio que Steve McQueen tem sobre a arte de filmar é tão impressionante quanto a direção espetacular de Alfonso Cuarón? Talvez a ficção-científica, que não foi sequer indicada ao Oscar com obras-primas como 2001: Uma Odisseia no Espaço e Blade Runner, tenha que esperar mais um pouco pelo reconhecimento da Academia. No presente assustador que vivemos, o olhar para o passado de 12 Anos de Escravidão se mostra absolutamente necessário. Fundamental.

Adoro Gravidade e amo a loucura lúcida de Martin Scorsese em O Lobo de Wall Street (talvez, no fim das contas, meu verdadeiro favorito entre os nove indicados a melhor filme). Mas o Oscar 2014 tem que ir para as mãos de Steve McQueen.



Filme: 
Quem ganha: 12 Anos de Escravidão
Minha torcida: O Lobo de Wall Street

Diretor: 
Quem ganha: Alfonso Cuarón (Gravidade)
Minha torcida: Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street)

Ator: 
Quem ganha: Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)
Minha torcida: Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street)

Atriz: 
Quem ganha: Cate Blanchett (Blue Jasmine)
Minha torcida: Cate Blanchett (Blue Jasmine)

Ator Coadjuvante: 
Quem ganha: Jared Leto (Clube de Compras Dallas)
Minha torcida: Jonah Hill (O Lobo de Wall Street)

Atriz Coadjuvante: 
Quem ganha: Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão)
Minha torcida: June Squibb (Nebraska)

Roteiro Adaptado: 
Quem ganha: 12 Anos de Escravidão
Minha torcida: 12 Anos de Escravidão

Roteiro Original: 
Quem ganha: Trapaça
Minha torcida: Nebraska

Montagem: 
Quem ganha: Gravidade
Minha torcida: Gravidade

Fotografia: 
Quem ganha: Gravidade
Minha torcida: Os Suspeitos

Direção de Arte: 
Quem ganha: Trapaça
Minha torcida: Ela

Figurino: 
Quem ganha: Trapaça
Minha torcida: O Grande Gatsby

Maquiagem: 
Quem ganha: Clube de Compras Dallas
Minha torcida: Clube de Compras Dallas

Efeitos Especiais: 
Quem ganha: Gravidade
Minha torcida: Gravidade

Mixagem de Som: 
Quem ganha: Gravidade
Minha torcida: Gravidade

Edição de Som: 
Quem ganha: Gravidade
Minha torcida: Gravidade

Trilha Sonora: 
Quem ganha: Gravidade
Minha torcida: Gravidade

Canção: 
Quem ganha: "Let it go" (Frozen)
Minha torcida: "The Moon song" (Ela)

Filme Estrangeiro: 
Quem ganha: Alabama Monroe
Minha torcida: A Grande Beleza

Animação: 
Quem ganha: Frozen

Documentário: 
Quem ganha: A Um Passo do Estrelato
Minha torcida: O Ato de Matar

Nenhum comentário: