sábado, 21 de fevereiro de 2015

Oscar 2015: apostas finais



Chegou a hora da Academia escolher o melhor filme de 2014. Bem, não exatamente, já que como todos sabemos o Oscar restringe seu olhar quase exclusivamente ao cinema de língua inglesa, relegando potências como o russo Leviatã à específica categoria de filme estrangeiro. E mesmo considerando apenas os filmes falados em inglês, é possível contestar as escolhas da premiação, já que os excelentes Foxcatcher e Garota Exemplar não entraram na categoria principal e o melhor dentre os indicados, o controverso Sniper Americano, não tem chances reais de vitória.

Mas também não há tantos motivos para bancar o reclamão. Ao menos esse ano a estatueta de melhor filme está entre duas ótimas obras, Boyhood e Birdman. Felizmente, os medíocres O Jogo da Imitação e A Teoria de Tudo entraram na categoria principal só para fazer número e não corremos o risco de ver se repetir o que aconteceu tantas vezes na história do Oscar: a vitória de uma cinebiografia "nobre" e conservadora (os casos mais recentes foram Uma Mente Brilhante, em 2002, e O Discurso do Rei, em 2011). Por outro lado, infelizmente o esforçado, mas fraco, Eddie Redmayne, de A Teoria de Tudo, parece ter grandes chances de levar o prêmio de melhor ator, que parecia destinado, com alguma justiça, a Michael Keaton. Ainda que meu favorito entre os indicados nessa categoria seja Bradley Cooper, ficarei na torcida por Keaton e seu apoteótico retorno aos holofotes.

No mais, essas são minhas apostas e torcidas em cada categoria:


Filme: 
Quem ganha: Birdman
Minha torcida: Sniper Americano
Quem faltou: Foxcatcher e Garota Exemplar

Diretor: 
Quem ganha: Alejandro González Iñarritu (Birdman)
Minha torcida: Bennett Miller (Foxcatcher)
Quem faltou: Clint Eastwood (Sniper Americano) e David Fincher (Garota Exemplar)

Ator: 
Quem ganha: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo)
Minha torcida: Bradley Cooper (Sniper Americano)
Quem faltou: Jake Gyllenhaal (O Abutre)

Atriz: 
Quem ganha: Julianne Moore (Para Sempre Alice)
Minha torcida: Rosamund Pike (Garota Exemplar)
Quem faltou: Marion Cotillard (Era Uma Vez em Nova York)

Ator Coadjuvante: 
Quem ganha: J. K. Simmons (Whiplash)
Minha torcida: Mark Ruffalo (Foxcatcher)
Quem faltou: Robert Pattinson (The Rover - A Caçada)

Atriz Coadjuvante: 
Quem ganha: Patricia Arquette (Boyhood)
Minha torcida: Patricia Arquette (Boyhood)
Quem faltou: Rene Russo (O Abutre)

Roteiro Adaptado: 
Quem ganha: A Teoria de Tudo
Minha torcida: Sniper Americano
Quem faltou: Garota Exemplar

Roteiro Original: 
Quem ganha: O Grande Hotel Budapeste
Minha torcida: O Grande Hotel Budapeste

Montagem: 
Quem ganha: Boyhood
Minha torcida: Sniper Americano
Quem faltou: Garota Exemplar

Fotografia: 
Quem ganha: Birdman
Minha torcida: Birdman
Quem faltou: Era Uma Vez em Nova York

Direção de Arte: 
Quem ganha: O Grande Hotel Budapeste
Minha torcida: O Grande Hotel Budapeste
Quem faltou: Era Uma Vez em Nova York

Figurino: 
Quem ganha: O Grande Hotel Budapeste
Minha torcida: O Grande Hotel Budapeste

Maquiagem: 
Quem ganha: O Grande Hotel Budapeste
Minha torcida: O Grande Hotel Budapeste

Efeitos Especiais: 
Quem ganha: Interestelar
Mixagem de Som: 
Quem ganha: Sniper Americano
Minha torcida: Sniper Americano

Edição de Som: 
Quem ganha: Interestelar
Minha torcida: Sniper Americano

Trilha Sonora: 
Quem ganha: A Teoria de Tudo
Minha torcida: Interestelar
Quem faltou: Garota Exemplar

Canção: 
Quem ganha: "Glory" (Selma)
Minha torcida: "Lost Stars" (Mesmo Se Nada Der Certo)

Filme Estrangeiro: 
Quem ganha: Ida (Polônia)
Minha torcida: Leviatã (Rússia)
Quem faltou: Mommy (Canadá)

Animação: 
Quem ganha: Como Treinar o Seu Dragão 2

Documentário: 
Quem ganha: Citizenfour
Minha torcida: O Sal da Terra

Nenhum comentário: